29 de outubro de 2019
Agropecuária Onix começa estação de monta

A Agropecuária Onix começou neste mês de outubro a estação de monta 2019/2020. Para isso serão usados touros líderes de sumário, e os sêmens que farão parte do processo já foram comprados das principais centrais. 

A estação de monta, ou período de monta, é uma prática da criação de bovinos em que as matrizes em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial.

A escolha da estação de monta depende de diversos fatores, tais como condições climáticas, disponibilidade de pastagens, mão-de-obra, época adequada para o nascimento dos bezerros e finalidade da produção.

O principal objetivo é otimizar os trabalhos de inseminação artificial e de monta natural, determinando melhores épocas para o nascimento e o desmame dos bezerros.

A estação de monta dura até um ano, dependendo do planejamento de cada criador. O processo pode ser dividido em cinco etapas: parições, período climático, diagnóstico de gestação; desmama e descarte de vacas vazias.

A Onix vem melhorando gradativamente os índices de fertilidade, adequando manejo e sanidade, além de procedimentos técnicos. Isso levará a ganhos consideráveis de produtividade dentro de uma pecuária moderna.






(18) 3623-1069 | 3643-7002