10 de junho de 2019
Evolução genética da Onix se baseia em DEPs de impacto econômico

As novas tecnologias incorporadas ao sistema de seleção da Agropecuária Onix foram responsáveis pelo crescimento no valor genético do rebanho nos últimos anos. Por meio da introdução da ultrassonografia de carcaça, a seleção para DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) de grande impacto econômico passou a ser o maior foco. 

De acordo com o consultor da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) Walter Domingues da Silva Junior, responsável pelo trabalho no rebanho da Onix, nos últimos quatro anos, o foco vem sendo a seleção para as DEPs Área de Olho-de-lombo (AOL), que indica maior rendimento frigorifico e Acabamento de Carcaça (ACAB), que está relacionada com a precocidade no acabamento de carcaça e precocidade sexual.

“Essas duas DEPs cresceram muito. A gente já vinha fazendo acasalamento dirigido, voltado para a inserção de touros melhoradores para essas duas características. As novas variáveis da seleção foram inseridas para maximizar o ganho genético: desempenho, precocidade sexual e de acabamento, além de habilidade maternal. Conseguimos manter o crescimento dessas características, o que traduz êxito nas ações”, ressalta o consultor. 

Para este ano, ele explica que está sendo rodada uma avaliação intrarrebanho específica para a Onix com índice econômico customizado, dando objetividade à seleção. Com isso, há garantia de assertividade na escolha de animais superiores, fêmeas de reposição, e principalmente dos machos que serão comercializados. 

“Dada importância das DEPs de desempenho, habilidade materna e probabilidade de parto precoce (D3P), ao acrescentar as DEPs de carcaça (AOL e ACAB), consolidamos dentro da seleção a busca por reprodutores que têm capacidade para causar impacto econômico nos diversos sistemas de produção”, destaca. 

Junior explica que a inserção de novas tecnologias na pecuária vem ao encontro da necessidade de melhorar a rentabilidade da atividade, considerando que os custos de produção aumentam a cada ano.  

“A busca pela eficiência interna através de seleção orientada pelas avaliações genéticas, sempre respeitando o padrão racial, tem como alvo impactar a rentabilidade do rebanho da Onix. Além disso, o objetivo é entregar um produto ao nosso cliente que dê maior ganho econômico, traduzindo em segurança o investimento em nossos reprodutores”, finaliza.

 






(18) 3623-1069 | 3643-7002