16 de dezembro de 2014
Agropecuária Ônix conta com manual de sugestão de manejo e adaptação dos touros

Com o objetivo de garantir cuidados especiais aos animais que são adquiridos pelos clientes, a Agropecuária Ônix preparou um Manual de Adaptação de Touros,  que traz sugestões que abrangem desde o transporte ao manejo do animal na propriedade. A intenção também é contribuir para um melhor aproveitamento da genética.

Logo após o transporte do animal e a chegada na propriedade do cliente, recomendamos que o animal seja identificado, por meio da marca à fogo, no membro posterior direito onde também consta o registro genealógico. Além disso, é nescessário verificar se houve alguma lesão durante o transporte. “Caso isso ocorra, a equipe da Ônix deve ser contatada o mais breve possível”, explica o diretor da Ônix, Carlos Mestriner.

“É importante que seja providenciado aos animais, imediatamente, alimento, água e sombra para que eles se recuperem da viagem. Tratar com calma, sem movimentos bruscos ajuda a diminuir o estresse do transporte”, ressalta Mestriner.

Manejo

O Manual também leva informações sobre o manejo dos animais na propriedade. “Não misturar os comprados com os da propriedade, pelo menos de início, também contribui bastante. É bom que isso seja feito depois da temporada de monta, procurando, sempre não juntar os touros de idades diferentes. Isso evita a disputa de dominância”, explica Mestriner.

Além disso, fazer uma adaptação alimentar e preparar uma dieta diferenciada de sal mineral de boa qualidade contribui para que os touros jovens adquiridos não sofram desgaste e, sempre que possível, promova um rodízio, descansando o mais exigido.

“Acompanhe com revisões frequentes, possíveis alterações, como lesões em aprumos, pênis, prepúcio e olhos, pois o comportamento do animal pode mostrar diferenças”, alerta.






(18) 3623-1069 | 3643-7002